terça-feira, 24 de setembro de 2013

Daniel Ridgway Knigth (15 de Março, 1839 - 9 de Março, 1924)





Ridgway nasceu na Pensilvânia em 1839. Frequentou a Academia das Belas Artes da Pensilvânia entre 1858 - 1861, após o que viajou para Paris, tendo estudado no Atelier Gleyre e com Cabanel na École des Beaux-Arts 1861-1863. Retorna então aos Estados Unidos para servir no Exército. Conheceu e casou com Rebecca Webster, e em 1871 na companhia da sua noiva volta para França, aonde ficam a residir.

Em 1873 mudam-se para Poissy - uma área rural nos arredores de Paris. Aí descobriu o assunto que iria ocupá-lo para o resto de sua vida - o lavrador/a franceses.
Seu filho, Louis Aston Knight (1873 - 1948), foi também um ilustre paisagista.
 Ridgway (pai) tinha a capacidade de retratar a figura humana com extrema naturalidade, o que o tornou  tão popular não só em vida, mas até hoje.















4 comentários:

  1. Olá Alexandra,
    Venho aqui muitas vezes espreitar as imagens que seleciona para nos mostrar e gostei particularmente dos últimos posts. É que nestas pinturas naturalistas, para além da beleza das paisagens, detenho-me a apreciar os pormenores que retratam uma época: o vestuário, os objetos de uso diário - cestos, louças, objetos de madeira - e vou descobrindo velharias muito interessantes! Também gosto de ficar a conhecer nomes de pintores menos falados e as respetivas biografias.
    Fico à espera de pintores portugueses da mesma época, que também nos trazem quadros maravilhosos!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Nos últimos tempos, e devido a doença de minha mãe, tenho andado muito arredada destas lides.
      Curiosamente, e enquanto publicava estas postagens, lembrei-me de si, já que são visíveis inúmeros utensílios do dia a dia de então, particularmente loiças e cobres. Pelos vistos não me equivoquei nos seus gostos.
      As margens do Sena eram extremamente bucólicas, e as aldeias apresentavam um estilo arquitectónico que me remete para as quintas desenhadas por Marcel Marlier nos livros da Anita.
      Gosto imenso de fazer estas recolhas, e posso dizer-lhe que tenho algum material referente a pintura portuguesa. No entanto, talvez por azar da minha parte, os meus pintores preferidos andam fugidos da Internet...
      Por exemplo se tentarmos um Malhoa, um Silva Porto, ou um Henrique Medina, ficamos com a sensação de que são quase desconhecidos...
      Enfim..deve ser o reflexo do País dos 3 Fs...
      Seja como for, essas postagens serão levadas a cabo, pese embora a qualidade das imagens não ser tão boa quanto o desejável.

      Beijos

      Alexandra

      Eliminar
  2. Muito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos,

      Seja bem vindo a este meu blog! É sempre muito agradável receber comentários dos meus visitantes.
      Como já deve ter verificado gosto particularmente de pintura e ilustração antigas. Desde pequena que tenho uma predilecção por estes temas, sendo que, por vezes, me detenho também nos postais antigos, ou nos ilustradores de livros infantis.
      Desejo sinceramente que os bocadinhos em que venha visitar este espaço, sirvam para esquecer as agruras dos tempos que correm!

      Abraço,

      Alexandra Roldão

      Eliminar